terça-feira, 3 de novembro de 2009

Acreditação de organizações e de pessoas


A Acreditação de organizações e de pessoas deve ser entendida em seu sentido mais amplo como o reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências do trabalhador, requeridos pelo sistema produtivo e definidos em termos de padrões ou normas acordadas previamente, independentemente da forma como foram adquiridos. O mercado de trabalho promove uma produtividade competitiva cada vez maior e acelerada na incorporação de tecnologias. A acreditação é instrumento de ajuste a uma forma flexível de produção, demonstrando com clareza a sociedade através de uma tradução de cidadania o contexto da produção, no melhor atendimento ao consumidor.

Acreditação de instituições tais como a acreditação de pessoas facilita e descentraliza nas instituições o controle de qualidade na produção e nos seus treinados avaliando formalmente a qualidade do preparo oferecido pelas instituições. A acreditação também é importante para o mercado de trabalho porque proporciona informação objetivas e oportunas sobre o candidato a emprego, facilitando e reduzindo custos do processo de recrutamento e seleção.

A acreditação deve propor uma linguagem comum e, sobretudo, a colocar as questões que não têm respostas prontas ou automáticas. Nas áreas de petróleo, siderurgia, petroquímica, indústria automobilística, soldagem e assemelhados, a acreditação de pessoal deve fazer parte nas garantias de precisão e de alcance de padrões de qualidade pré-estabelecidos e necessários à competitividade internacional.

Para o trabalhador, mais segurança e menos riscos de acidente. O comércio internacional também vem ampliando suas exigências quanto à garantia de qualidade, o que conduz ao recurso da acreditação.

O reconhecimento do da competência conhecimento adquirido fora dos bancos escolares, em sociedades com baixas taxas de escolaridade e significativos índices de analfabetismo, colabora para que a acreditação seja um instrumento de inserção social. A decisão de assumir a implementação de um sistema de acreditação deve corresponder a situações em que todos os interessados pudessem alcançar benefícios, na forma de valor agregado.

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